20.09 - Parque Ecológico Olhos d'Água: Setembro amarelo e roxo
Caminhada pela vida
No Brasil, o Setembro Amarelo e o Setembro Roxo são campanhas cruciais para a conscientização e prevenção de problemas de saúde mental. O Setembro Amarelo foca na prevenção do suicídio, um problema de saúde pública com taxas preocupantes no país. Dados indicam que o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens, e a campanha busca quebrar tabus e oferecer apoio a quem precisa.
Já o Setembro Roxo tem como objetivo informar e conscientizar sobre doenças como o Alzheimer, que afeta milhões de brasileiros, especialmente idos@s. A campanha busca promover o diagnóstico precoce e o apoio aos pacientes e suas famílias.
A prática de caminhadas em grupo é uma ferramenta valiosa na prevenção e tratamento das doenças emocionais e mentais. Caminhar em grupo promove a socialização, reduz o isolamento e estimula a produção de endorfinas, neurotransmissores associados ao bem-estar. No contexto do Setembro Amarelo, essa atividade pode ser um ponto de apoio para quem enfrenta depressão e ansiedade, enquanto no Setembro Roxo, auxilia na estimulação cognitiva e na melhora do humor de pacientes com Alzheimer, além de oferecer suporte aos cuidadores.
Ambas as campanhas ressaltam a importância de cuidar da saúde mental e neurológica, incentivando a busca por ajuda profissional e a adoção de hábitos saudáveis, como as caminhadas em grupo.
Após a caminhada teremos uma roda de conversa e lanche comunitário.
Participe e convide aquela pessoa que está precisando de uma mão amiga para dar o primeiro passo.
Parque Ecológico Olhos D'Água ou Parque Olhos D'água
Está localizado na Asa Norte. Estabelecido em 1994, possui 28 hectares e é um dos pontos mais frequentados da região. Ali desenvolvem-se diversas atividades, desde eventos culturais a aulas e atividades físicas. A vegetação típica da região, o cerrado, é preservada no parque, que também conta com uma pequena lagoa.
A Lagoa do Sapo é resultado de duas nascentes que se encontram no local. Atinge sete metros em seu ponto mais profundo e conta com uma variedade de animais, entre eles peixes, tartarugas e patos. Seu nome têm origem na antiga Sociedade Amigos do Parque Olhos D'Água (SAPO).
É administrado pelo Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, como ao apoio da comunidade local.
🌱Características da caminhada:
Indicação: iniciantes (caminhantes e trilheir@s sem experiência, que estão dando os primeiros passos no mundo do trekking/hiking).
Distância: 4 km.
Tempo estimado: 3h (com paradas para descanso, lanche e roda de conversa ).
Intensidade de Esforço Físico: Baixa
Severidade do Meio: Parcial exposição ao sol e baixa umidade do ar.
Condições do Terreno: Regular com pequenos trechos de subidas e descidas curtas.
Desnível positivo/negativo: 70m
Orientação do Percurso: Demarcado e sinalizado.
Tipo de Trilha: Circular, começa termina no mesmo local.
⏰ Concentração do grupo para interação : 7h e 30min (por medida de segurança, o ponto de encontro somente será informado no grupo de whatsapp da trilha. Você receberá o link para acesso ao referido grupo após a confirmação da reserva/pagamento).
Início da trilha: 8h (seja pontual)
💕Investimento no seu bem-estar:
Isentos para tod@s.
😉Condutora: Rosilene Martins
Leia todas as informações e, se tiver dúvidas, fale com a condutora/voluntária pelo whatsapp: 61 99973-1485
📌OBSERVAÇÃO: INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SERÃO PRESTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP DA TRILHA. VOCÊ RECEBERÁ O LINK DO GRUPO DE WHATSAPP POR E-MAIL, APÓS O PAGAMENTO DA RESERVA (CONFIRMAÇÃO). SE NÃO PUDER COMPARECER À TRILHA, POR GENTILEZA, AVISE O GRUPO E CANCELE SUA RESERVA. NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO TRILHA, O RECURSO SERÁ UTILIZADO PARA MANUTENÇÃO DO PROJETO CAMINHANTES DO CERRADO: TREKKING PARA TOD@S.